Período de seca – perda de peso

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Quer seja um período de seca ou de perda de peso, o objetivo é o mesmo e significa um período de perda de massa gorda. Ou seja, gordura. Mas como perder massa gorda sem perder músculo?

Porque o período de seca ?

O período de seca diz respeito aos desportos de musculação, mas igualmente os desportos de resistência, como o triatlo.

Na musculação, o período de seca ocorre geralmente após um período de ganho de massa muscular, o objetivo sendo o de reduzir a gordura acumulada sem afetar os músculos alcançados pelo trabalho durante o ganho de massa muscular. Este período permite uma melhor definição muscular, cada músculo aparece mais definido.

Nos desportos de resistência este período ocorre durante a fase pré-competitiva. O princípio é o mesmo, reduzir as gorduras acumuladas em período de não competição, a fim de evitar ter de as transportar durante a competição.

O que significa perder peso ?

Toda a vontade de perda de peso coloca o organismo num estado de catabolismo (destruição muscular). Com efeito, para perder peso, é necessário um balanço calórico negativo, ou seja, que o fornecimento de calorias através da alimentação seja inferior às calorias queimadas pelo organismo.

Para funcionar corretamente, o organismo vai buscar energia onde pode, ou seja, vai utilizar os hidratos de carbono (glicogénio), lípidos (gordura corporal) mas também as proteínas (músculos).

O organismo vai sempre buscar energia a estas 3 reservas.
O objetivo de uma perda de peso eficaz é por isso perder massa gorda minimizando a perda de músculo. Mas a perda de músculo é quase inevitável.

Como podemos entrar no período de secagem?

Consumir menos calorias para ter um balanço energético positivo mantendo sempre uma atividade física.

Durante um período de seca deve esperar-se a perda de 1 a 2kg por mês; além deste valor, existe um elevado risco de voltar a ganhar peso quando terminar o período de seca.

Um período de seca está sempre associado a uma alimentação equilibrada, na qual o fornecimento calórico diário deverá diminuir cerca de 20%. Diminuir em demasiado as calorias poderia levar a uma perda muscular.

É preferível não eliminar nenhuma família de alimentos. Com efeito, privado de alguns elementos essenciais, o organismo não pode ser 100% eficaz, o que pode levar a uma fadiga importante, que se ressentiria durante os treinos.

Quanto tempo demora uma período de secagem ?

O tempo de seca depende do objetivo inicial. Enquanto o índice de massa gorda não for satisfatório, o período continua. É preferível que dure mais tempo para assegurar uma eficácia a longo prazo. Uma seca muito rápida levaria a uma perda de massa muscular, o que não corresponderia ao objetivo de conservar um máximo de músculo eliminando um máximo de gordura.

Podemos medir a perda da massa gorda ?

2 métodos disponíveis :

  • Avaliação das pregas cutâneas: esta avaliação deve ser sempre efetuada pela mesma pessoa com a ajuda de uma pinça «harpenden®». Esta avaliação consiste em medir a espessura das pregas cutâneas apertando diferentes partes do corpo. Após este processo será possível estimar uma percentagem de massa gorda.
  • A balança de impedanciometria (menos precisa): mede diretamente a percentagem de massa gorda enviando uma corrente elétrica por 2 elétrodos que se situam sob os pés.
Marie Fauchille
Dietética | Nutricionista
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Conselhos
Les protéines

As proteínas são consideradas como sendo os «tijolos» do organismo. Constituem o elemento base de todas as células vivas. A proteína é um nutriente indispensável à vida.
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