Entender as proteínas

Algumas proteínas são específicas para um certo objetivo. Conhecer e entender as diferentes proteínas é essencial. Encontre aqui a nossa seleção de conselhos para saber tudo sobre as proteínas.

13 Conselhos
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Les protéines

As proteínas são consideradas como sendo os «tijolos» do organismo. Constituem o elemento base de todas as células vivas. A proteína é um nutriente indispensável à vida.
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Todas as células e todos os tecidos do corpo do desportista contêm proteínas. Podemos encontrá-las nos músculos, nos ossos, nos cabelos, nas unhas, na pele… As proteínas constituem cerca de 20% da massa total do corpo. As proteínas são elementos de construção e de reparação do organismo. As proteínas têm um papel primordial: no crescimento e na renovação dos tecidos.

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Os desportistas tem mais necessidades do que as pessoas sedentárias. A proteína tem um papel fundamental no músculo para uma boa recuperação e construção muscular.

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A proteína Whey, chamada há algum tempo de «soro de leite» é também conhecida por proteína de soro de leite e é inteiramente proveniente do leite. É uma proteína de destaque nas salas de musculação, no entanto pode ser igualmente útil noutras atividades.

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A creatina é uma proteína naturalmente presente nos músculos, intervindo na produção de energia. Bem conhecida em alguns meios desportivos, a suplementação com creatina pode trazer inúmeros benefícios ao corpo dos desportistas e às suas performances: aumento da massa muscular, otimização das capacidades e da potência… Este artigo retoma todas as perguntas que se possam ter sobre a creatina.

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Existe um número importante de fontes de proteína em pó, as wheys, as caseínas, os aminoácidos... Mas porquê utilizar uma whey em vez de uma caseína? Porque existem várias wheys? Qual a diferença entre uma proteína animal e vegetal? Vou responder a todas as vossas perguntas.

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A creatina já fez correr muita tinta. É uma proteína naturalmente presente no músculo. Bem conhecida dos meios desportivos, a suplementação com creatina pode trazer efeitos benéficos no aumento de massa e na otimização da potência.

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Num regime alimentar normal, as proteínas são fornecidas pela carne, peixe, ovos e também pelo queijo e outros produtos lácteos.

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Seja qual for o seu objectivo desportivo ou alimentar, a alimentação diária tem um lugar fundamental para melhorar as performances desportivas e físicas. Como associar um gainer ou proteína em pó na sua alimentação? Eu respondo a sua pergunta.
"A vossa alimentação é a base das vossas conquistas, seja qual for os seus objectivos. Os suplementos em pó hiperprotéicos são uma ajuda no vosso regime alimentar para assim alcançarem os vossos objectivos"

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Os músculos são compostos a partir de proteínas que são essenciais no crescimento e recuperação muscular. Porque os músculos do desportista são particularmente solicitados e precisam de um aumento de ingestão de proteínas.
É importante escolher as proteínas em função do seu objectivo.

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O consumo de proteínas ao longo do dia depende do objetivo de cada desportista. Uma alimentação equilibrada fornece uma certa quantidade de proteínas que pode ser suplementada por pós hiperproteicos de forma a responder a determinados objetivos ou ainda de forma a otimizar, por exemplo, períodos de recuperação.
Quais as recomendações no que diz respeito às proteínas? Qual a quantidade por dia e por dose?

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Para obter as frações mais interessantes de uma proteína inteira, estas podem ser sujeitas a tratamentos industriais. O objetivo é o de obter uma melhor assimilação, uma melhor eficácia ou simplesmente obter aminoácidos isolados mais interessantes do que outros. Após estes tratamentos, poderá surgir alguma terminologia: proteína total, isolado de proteína, concentrado de proteína, hidrolisado de proteína, péptido ou aminoácidos puros…

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